MENU
A ESCOLA      CARNAVAL 2016      NOTÍCIAS      HISTÓRIA      ARTIGOS      VIDEOS      FOTOS      CONTATO
diretoria      contatos e endereços      segmentos      mangueira do amanhã
história      enredos      CARNAVAL 2016

HISTÓRIA DO
GRÊMIO RECREATIVO E CULTURAL
MANGUEIRA DO AMANHÃ

O Grêmio Recreativo e Cultural Mangueira do Amanhã foi fundado em 12/08/1987 pela cantora Alcione. Inspirada na Império do Futuro, idealizou o projeto da escola de samba do futuro. Alcione se reuniu com mangueirenses ilustres que compartilhavam de sua idéia (como Tia Jô, Tia Neuma, Tia Zica, Tio Jair, Dinorá, Jorge Simão e Chiquinho) e juntos procuraram o então presidente Carlos Alberto Dória, que os apoiou imediatamente. O objetivo era fazer com que as crianças tivessem a oportunidade de conhecer e aprender a cultura do samba. A escola-mirim tem até hoje a finalidade de estimular os pequenos mangueirenses a sonhar e construir um mundo melhor através do permanente contato com as raízes e tradições do samba.

A Mangueira do Amanhã é uma escola de samba com as mesmas alas e características da Mangueira-mãe, composta por crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Seu primeiro desfile contou com 800 crianças e chega hoje a 2.200, sendo 80% oriundas da própria comunidade. Desde o início, para integrar a escola de samba mirim, é necessário que as crianças estejam estudando. Essa estratégia ajuda a manter o interesse pela escola, contribuindo para o futuro do pequeno componente.

O G.R.C. Mangueira do Amanhã reflete um trabalho em nossa comunidade. Não é apenas uma escola de samba que visa ao brilhantismo de 30 minutos de desfile, é um grêmio recreativo e cultural. Mangueira do Amanhã está integrada nos grandes projetos da comunidade Verde e Rosa: esporte, educação, orientação para o trabalho (CAMP-Mangueira), atividades sociais, culturais, escola de passistas, ritmista, mestre-sala e porta-bandeira, contando também com um baile de debutantes. A Estação Primeira dispõe, hoje, de uma elite, formada por sambistas garimpados dos projetos associados com a Mangueirinha.

Durante todo o ano, componentes da Mangueira do Amanhã integram um show que divulga no país e no exterior o trabalho da Mangueira, do samba e do carnaval carioca. Essas atividades contribuem também para a formação do nosso pequeno sambista ao conhecer outras culturas, outros estados do Brasil e do mundo. O exemplo do G.R.C. Mangueira do Amanhã rompe, assim, com as fronteiras de nosso espaço geográfico.

Juntos, com unidade, e pensando sempre no melhor para a nossa juventude, sempre estaremos levando o pavilhão Verde e Rosa.

REDES SOCIAIS

                                                  
LINKS PARCEIROS


© 2012 - Todos os direitos reservados ao proprietário do site |-|-|-| Sobre