MENU
A ESCOLA      CARNAVAL 2016      NOTÍCIAS      HISTÓRIA      ARTIGOS      VIDEOS      FOTOS      CONTATO
história da escola      personagens históricos      presidentes      desfiles      enredos e classificações      sambas      premiações
       


Geraldo da Pedra
(Geraldo Diniz)
1918 - 1999

Compositor.

Nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Trabalhou como entregador da Confeitaria Colombo.

Por morar perto de uma grande pedra, no morro da Mangueira, ganhou o apelido de Geraldo da Pedra.

Em 1939 ajudou a fundar a Ala de Compositores da Mangueira. Seu principal parceiro foi Zé Ramos (seu cumpadre e um dos mais importantes compositores da escola).

Pai de duas das principais pastoras da escola que pertencem à Galeria da Velha Guarda da Mangueira: Zenith e Sonia, as duas, desde muito jovens acompanhavam o pai pelas rodas de samba do Buraco Quente, uma das favelas do Morro da Mangueira.

Considerado um dos bambas da escola, principalmente no tempo em que freqüentava o Buraco Quente, seus sambas de terreiro sobrevivem apenas na memória de parentes e dos mais velhos da comunidade.

Uma de suas poucas composições que foram gravadas é "O índio" interpretada por sua filha Zenith, acompanhada por Paulão Sete Cordas ao violão, Ovídio Brito na cuíca e Márcio no Cavaquinho e inserida no disco duplo "Mangueira - sambas de terreiro e outros sambas", projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e idealizado por Lélia Coelho Frota, Diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

FONTE: Dicionário Cravo Albim da música popular brasileira
http://www.dicionariompb.com.br/geraldo-da-pedra
REDES SOCIAIS

                                                  
LINKS PARCEIROS


© 2012 - Todos os direitos reservados ao proprietário do site |-|-|-| Sobre