MENU
A ESCOLA      CARNAVAL 2016      NOTÍCIAS      HISTÓRIA      ARTIGOS      VIDEOS      FOTOS      CONTATO
história da escola      personagens históricos      presidentes      desfiles      enredos e classificações      sambas      premiações
       


Mestre Tinguinha
(Homero José dos Santos)
07/09/1918 - 26/10/1999

Ritmista, baluarte e fundador da Ala de Bateria da Estação Primeira de Mangueira.

Nascido em 07 de setembro de 1918 em Nova Friburgo-RJ, mudou-se ainda criança com a família para a Mangueira.

Exímio tocador de tarol, introduziu o instrumento nos desfiles das escolas de samba na década de 30. Criou também naquela época uma nova forma da bateria de Mangueira acompanhar os sambas, onde a marcação do surdo de resposta dava lugar à batida dos taróis e das caixas. Estilo esse que perdura até hoje e aliado à batida do surdo sem resposta, faz com que a bateria da Mangueira seja uma das únicas a ser reconhecida em qualquer lugar do mundo pela maneira de ser tocada.

Buscando aprimorar os desfiles da Estação Primeira, em 1º de março de 1959 fundou a Ala da Bateria (pioneira entre as escolas de samba) para que os ritmistas tivessem condições de se prepararem melhor para as apresentações, seja na questão da indumentária dos integrantes ou na manutenção dos instrumentos.

Seu filho, Elmo José dos Santos (conhecido como Rato do Tamborim pelos mangueirenses na época de ritmista e compositor) foi presidente da Estação Primeira de Mangueira entre os anos de 1995 e 2001.

Faleceu em 26 de outubro de 1999 em decorrência de um câncer.

REDES SOCIAIS

                                                  
LINKS PARCEIROS


© 2012 - Todos os direitos reservados ao proprietário do site |-|-|-| Sobre